UHE é a sigla usada para representar Usina Hidrelétrica, um empreendimento que utiliza a força e a pressão da água para gerar Energia Elétrica. Agora que você já sabe o que significa a sigla e para que serve uma UHE, entenda abaixo o que é e como funciona uma Usina Hidrelétrica.

UHE é uma usina hidrelétrica de grande porte, ou seja, com capacidade de produzir acima de 30MW por hora e com áreas alagadas para reservatório acima de 13km².

Pra você ter uma ideia da dimensão disso, a cada 1MW de potência é possível alimentar 1000 casas! 30MW alimentam uma cidade pequena – com 30 mil habitantes – inteira!

Então, as dimensões de uma UHE começam onde terminam os limites de uma PCH: 30MW de potência e 13km² de área alagada. Se você ainda não sabe o que é uma PCH, leia este artigo:

Clique para ler: O que é uma PCH?

Como um clássico exemplo de UHE temos a Usina do Itaipu que fica na divisa do Brasil com o Paraguai, no estado do Paraná (no lado Brasileiro) e é a usina hidrelétrica que produz a maior quantidade de energia elétrica no mundo.

As grandes UHEs possuem impactos ambientais maiores do que as hidrelétricas de pequeno porte, portanto, a burocracia para a construção de uma é infinitamente maior, sem falar no custo que é extremamente alto.

Em geral, quem investe em UHEs são órgãos públicos e grandes companhias elétricas – que geralmente também são do governo.

Existem usinas de menor porte como as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), as Centrais Geradoras Hidrelétricas (CGHs) e as Minicentral e Micro Central Hidrelétrica (MCH) que apresentam infinitas vantagens para investidores, em relação as UHEs:

  • Exigem menor capital para investimento;
  • A burocracia é muito menor;
  • Os impactos ambientais são menores;
  • Permitem que investidores privados e com menor capital também participem do mercado de energia.

Além disso, em 2004 foi regulamentada no Brasil, através de um decreto, a Geração Distribuída que permite consumidores – pessoas físicas e jurídicas – gerarem a própria energia que utilizam e ainda vender o excedente para a companhia elétrica.

Veja também:

O que é Geração Distribuída?

O que é uma PCH?

O que é uma CGH?