Em termos simples, Geração Distribuída é o meio pelo qual o consumidor de energia elétrica (residencial ou empresarial)passa a ter a possibilidade de gerar a própria energia que consome.

A Geração Distribuída, foi aprovada pelo artigo 14º do Decreto nº 5.163/2004 que diz:

Considera-se geração distribuída a produção de energia elétrica proveniente de empreendimentos de agentes concessionários, permissionários ou autorizados, incluindo aqueles tratados pelo art. 8o da Lei no 9.074, de 1995, conectados diretamente no sistema elétrico de distribuição do comprador, exceto aquela proveniente de empreendimento:

I – hidrelétrico com capacidade instalada superior a 30 MW; e

II – termelétrico, inclusive de cogeração, com eficiência energética inferior a setenta e cinco por cento, conforme regulação da ANEEL, a ser estabelecida até dezembro de 2004.

Parágrafo único. Os empreendimentos termelétricos que utilizem biomassa ou resíduos de processo como combustível não estarão limitados ao percentual de eficiência energética prevista no inciso II do caput.

Deste modo, a geração distribuída é geração de energia descentralizada, ou seja, ao invés de ter-se uma grande usina hidrelétrica produzindo uma grande quantidade de energia, tem-se a geração de energia distribuída entre várias pequenas usinas – daí o nome. Essas pequenas usinas podem ser mantidas pelo próprio consumidor, o que traz a possibilidade de:

  • Reduzir de forma significativa os custos com consumo de energia elétrica;
  • Distribuir a renda originada pelo setor de Geração de Energia;
  • Atender a crescente demanda de energia elétrica que o país apresenta [O consumo brasileiro vai triplicar até 2050, segundo estudo divulgado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE)]

A geração distribuída pode ser realizada através de diferentes fontes de energia como a solar, a eólica e a hidráulica (PCHs e CGHs). Sendo a hídrica a única com possibilidade de geração intermitente.

No caso das PCHs e GCHs, a energia é produzida e injetada diretamente na rede elétrica da concessionária – leia-se a empresa que faz a distribuição da energia elétrica na sua região. A rede atua como uma espécie de bateria, armazenando a energia gerada antes de levá-la para o consumidor final.

Na geração distribuída a energia gerada é compartilhada com a concessionária, que gera créditos financeiros ao gerador. Ou seja, você gera sua própria energia, recebendo créditos ou pagando a diferença, de acordo com o consumo x energia gerada.