A modernização e reforma de usinas hidrelétricas tem ganhado destaque como estratégia essencial para aumentar a eficiência, reduzir custos operacionais e atender às crescentes demandas por energia limpa e sustentável. Essa é uma das soluções que a Hidroenergia oferece e pode ser realizado em usinas de pequeno, médio ou grande porte. Um dos projetos iniciados recentemente é a modernização da UHE Passo do Ajuricaba que fica no Rio Ijuí, na cidade onde também está sediada a Hidroenergia.
A usina pertence ao Departamento Municipal de Energia de Ijuí (DEMEI) e contará com a tecnologia e expertise da Hidroenergia para o fornecimento de um novo sistema de automação.
Em 1959, quando foi inaugurada, a UHE tinha uma unidade geradora (1,7 MW), sua capacidade foi ampliada em 1975, com uma segunda unidade geradora, totalizando 3,2 MW.
De acordo com o diretor comercial da Hidroenergia, engenheiro Júlio Duarte, a substituição de todos os quadros de comando e sistema de Regulação Integrada de Velocidade e Tensão (RIVT) irá qualificar o desempenho energético da hidrelétrica.
“Entregaremos um sistema que possibilitará melhor controle e desempenho em geração de energia. Atualmente, a geração da UHE está comprometida pela ineficiência dos sistemas atuais que estão obsoletos. O novo sistema de automação e o nosso RIVT irá extrair da usina a máxima performance energética, devido a tecnologia de ponta que empregamos em nossos sistemas de controle. Falando simplificadamente, a usina irá gerar mais energia com a modernização, seu potencial energético será ampliado”, explica o engenheiro.
O projeto assumido pela Hidroenergia contempla a substituição dos Reguladores de Velocidade e Tensão e de todos os quadros de comando e proteção das turbinas e geradores. Os trabalhos iniciaram em novembro deste ano e têm previsão de término para dezembro de 2025.