Um dos maiores desafios que todo brasileiro enfrenta é entender porque o nosso país se “afundou” tanto em burocracias. Parece que aqui, ao contrário do que se vê em muitos países da Europa e na América do Norte, por exemplo, tudo precisa ser dificultado, ao invés de facilitado – não é?

É justamente nadando contra corrente dessa realidade que parece esmagar as nossas aspirações, que nós, da Hidroenergia, queremos facilitar a sua vida:

Para que você entenda tim tim por tim tim como é que funciona na prática a produção de energia hidrelétrica em nosso país e, principalmente, o que nós podemos fazer para que você possa investir nesse ramo sem ter que lidar com relações burocráticas (a gente sabe que você não aguenta mais isso – ninguém aguenta).

Para começar, você vai acompanhar os primeiros passos para montar um cenário na sua cabeça e entender como funciona uma usina hidrelétrica.

A estrutura fundamental é essa:

  1. A primeira etapa é o armazenamento da água do rio, feito através de uma barragem. (Até aqui é bem fácil imaginar, certo?).
  2. O que vai conduzir essa água armazenada até às turbinas (que são uma espécie de roda com pás), são as tubulações.
  3. Há entre a água armazenada antes e depois da barragem uma energia potencial. A água que faz a turbina girar transforma essa energia potencial em energia cinética (ou mecânica).
  4. E, então, esta turbina que está ligada a um gerador converte, finalmente, a energia mecânica em energia elétrica.

 

As turbinas podem ser de três tipos: Kaplan, Francis e Pelton. A escolha de cada uma delas vai ser baseada da altura da queda da água e do tipo de operação que a usina realiza – aqui na Hidroenergia trabalhamos com diversos tipos de operações como PCHs e CGHs (assunto que você verá em outro post aqui).

Dá uma olhadinha na ilustração abaixo, que foi feita pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), ela é bem intuitiva:

como funciona uma usina hidreletrica - ANEEL

Fonte: ANEEL

 

É por esse suporte e estrutura fundamental para produzir usinas geradoras de energia que a Hidroenergia trabalha com afinco há trinta anos.

Desde o projeto elementar até os últimos detalhes: tudo passa por nossa equipe altamente especializada – e nós fazemos questão de cuidar de cada mínimo detalhe.

Como, por exemplo, de cada investidor que dedica os preciosos frutos de seu trabalho para produzir sua própria energia ou investir neste ramo para o qual nunca faltará mercado consumidor.

É exatamente por isso que você contar com o nosso trabalho: é trabalho pra gente que sabe sonhar, porque realiza sonhos. Porque trabalhamos dia após dia com diligência e segurança, sem nunca desistir de nenhum dos nossos objetivos e daqueles que estão conosco nesse grande empreendimento.

Lembre-se que estamos disponíveis para qualquer dúvida que você tiver sobre esse assunto, qualquer dúvida mesmo.

Porque a nossa missão é criar energia: a elétrica e a de uma vida feliz.

 

Até a próxima.

Fontes:
http://www.aneel.gov.br/documents/656877/15142444/Hidrel%C3%A9tricas/93127788-7319-44ff-6f06-07f84656d6e7?version=1.1
http://www.ceee.com.br/pportal/ceee/Component/Controller.aspx?CC=1876