Há mais de 30 anos iniciava a trajetória de sucesso da Hidroenergia. De lá para cá, mudanças tecnológicas, econômicas e sociais profundas aconteceram, algumas se consolidaram, outras nem tanto. O que teve prosseguimento foi o ensinamento de pai para filho e, claro, um aprendizado compartilhado, que alia experiência e juventude para o negócio familiar seguir prosperando. Essa é a história do nosso diretor presidente, Marcos, e do seu filho, Rafael Kieling, diretor de operações, que há 13 anos trabalham juntos.
Ainda cursando engenharia, em Santa Maria, Rafael recebeu o convite e o desafio de participar ativamente, ocupando um posto de trabalho na Hidroenergia. Transferiu o curso para a Unijuí, uma mudança que o tirou da zona de conforto, e assim passou a inserir-se gradativamente na empresa. “Aprendi a analisar criticamente os projetos e os processos que os envolvem, também a construir visão a longo prazo e de ampliação do negócio, conhecimento técnico relacionado a usinas”, lembra Rafael, que é engenheiro civil de formação.
Marcos, por sua vez, relata que o convite propiciou uma valorização e uma aposta no filho, qual percebeu na empresa uma oportunidade de crescimento e de investimento num negócio que será seu também. Marcos relata ainda a preocupação em repassar ensinamentos quanto a investir naquilo que acredita e se identifica, assim como a visão de empreendedorismo e de responsabilidade social. “O Rafael resolve os conflitos de forma tranquila, assim como tem presente a questão da empatia e a busca pelo aperfeiçoamento como pessoa e como profissional”. Marcos complementa: “É importante que os filhos participem do negócio da família desde cedo com o objetivo de compreender o cotidiano do trabalho e também projetar o futuro”.
O filho também destaca os importantes ensinamentos que recebe no cotidiano: “Admiro nele a persistência, a preocupação em manter as contas em dia e sob controle, a responsabilidade com os funcionários e com as suas famílias, a busca pela inovação e racionalização dos custos, o envolvimento com a comunidade externa. O contato e o equilíbrio com todos os envolvidos no negócio a nível micro e macro”.
Mesmo com a proximidade familiar, ambos mantém uma relação profissional no cotidiano da empresa, compartilhando responsabilidades e buscando sempre um alinhamento que favoreça o crescimento da Hidroenergia. Porém, além da convivência na empresa, é claro, que fora dela não poderia deixar de ser diferente, sendo que acompanhar o futebol e paixão por viajar são gostos bem em comum.