Você sabe como identificar as coordenadas geográficas de um local? Existe uma maneira bem simples de fazê-lo utilizando uma ferramenta que pode ser acessada em qualquer computador ou smartphone: o Google Maps. Veja como:

Diversos são os motivos pelos quais você pode precisar identificar as coordenadas geográficas de um local. Um exemplo bem comum no meio de Geração de Energia é passar as coordenadas a um especialista para que consulte as cartas topográficas do rio e identifique a queda e a vazão no local onde você deseja instalar uma hidrelétrica.

Queda e Vazão são as principais variáveis para calcular a quantidade de energia que pode ser gerada em um determinado local, assim como o tipo de equipamentos que podem ser usados e estimar um custo médio de investimento para a construção de uma usina. Sem ter essas informações, não é possível estimar ou calcular nenhuma dessas outras.

Chega de papo e vamos ao que interessa. Abaixo você vê o passo a passo para consultar coordenadas geográficas de um local específico através do Google Maps no Computador e também no Aplicativo de Smartphone:

No computador:

1- Acesse: maps.google.com.br

2- Encontre no mapa a localização exata do rio no ponto em que deseja instalar uma unidade de geração de energia.

3- Feito isso, você vai clicar com o botão direito do mouse sobre o ponto exato de onde deseja saber a localização, um menu abrirá:

Google Maps - clica com o botão direito do mouse

4- Agora você irá clicar no item “O que há aqui” do menu:

Google Maps - o que há aqui

5- Você verá duas coisas:

a) O ponto onde você clicou com o botão direito está marcado no mapa:

Google Maps - ponto marcado

b)No final da página apareceu um balãozinho e dentro dele, temos as coordenadas geográficas que precisamos:

Google Maps - latitude longitude

6- Agora você copia esses dados – No exemplo temos “-28.372427, -53.875657” – e os encaminha para atendimento@hidroenergia.com.br solicitando uma análise rápida de viabilidade e custo de instalação de uma hidrelétrica.

No Smartphone:

1- Encontre o aplicativo Maps no seu smartphone;

Maps - localize app

2- Abra-o;

3- Encontre no mapa o rio, e nele, o ponto exato onde deseja instalar a hidrelétrica;

4- Agora você irá tocar a tela e ficar segurado até que o ponto fique marcado na tela com um “alfinete”:

Maps - alfinete

5- No topo do aplicativo, existe um campo de busca, nele estão as coordenadas geográficas do ponto que você marcou, veja:

maps - latitude longitude

6- Você também pode ver esses dados de coordenadas geográficas clicando em “Mais Informações” no rodapé da página:

maps - mais informações
maps - mais info - latitude longitude

Pronto. Agora você já sabe como ver as Coordenadas Geográficas de um local usando o Google Maps, uma ferramenta simples e que qualquer pessoa pode acessar se tiver em mãos um smartphone ou um computador.