Geração de Energia em Números: dados atuais e potenciais no Brasil | Hidroenergia Engenharia e Automação

Topo

+55 55 3331-1201

atendimento@hidroenergia.com.br


Geração de Energia em Números: dados atuais e potenciais no Brasil

Postado em: 11 de Abril de 2018

Geração de Energia em Números dados atuais e potenciais no Brasil

Sem dúvida, se tem uma coisa que todo investidor precisa, independentemente da área na qual investe mais do que o seu dinheiro, o seu tempo, dedicação e confiança, é estar sempre atualizado.

Por isso, hoje vamos trazer para você alguns dados oficiais importantes que dizem respeito à situação atual e potencial no que se refere à geração de energia elétrica no país.

Atualmente, possuímos 4.903 empreendimentos de geração de energia no total, que corresponde a 157.273.245 kW de potência instalada.

E, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está prevista para os próximos anos uma adição de 18.892.791 KW na capacidade de geração do país que serão oriundos de 230 empreendimentos em construção e mais 382 que estão prontos no projeto, mas os quais a construção ainda não foi iniciada.

Veja só este quadro abaixo atualizado no dia 28/01/2018 e que apresenta todas as operações em funcionamento no Brasil, hoje:

Tabela - Geração de Energia Em Números: Potências Instaladas por tipo de geração

Leia-se:

Potências outorgadas são as que têm autorização para funcionamento;
Potências fiscalizadas são as que já foram fiscalizadas pelos órgãos competentes.

 

Você mesmo pode conferir a diferença gritante entre a potência de energia elétrica gerada pelas hidrelétricas, pequenas centrais hidrelétricas e centrais geradoras (todas as categorias que a Hidroenergia atende) em relação às outras fontes de energia. Prova concreta de que nenhuma outra fonte chega perto das potencialidades e viabilidade que a geração hidrelétrica oferece.

Neste gráfico, também da Aneel, dá para visualizar ainda melhor esta realidade:

 

Gráfico - Geração de Energia Em Números - Potências Instaladas por tipo de geração

A cor laranja indica apenas a potência das Usinas Hidrelétricas, sem contar as pequenas e as centrais que também são de origem hídrica.

São estes os dados que apresentam o contexto histórico que vivemos hoje e que marcam aquilo que estamos falando já há algum tempo aqui no blog: não existe em nosso país outro investimento de geração de energia tão rentável, seguro, viável e acessível do que as hidrelétricas.

Agora é só você marcar conosco um horário para conversarmos melhor e podermos esclarecer qualquer dúvida que você possa ainda ter a respeito.

Conte conosco, nós sabemos como cuidar do seu investimento.

 

Fontes:

http://www2.aneel.gov.br/aplicacoes/capacidadebrasil/capacidadebrasil.cfm

http://pro.poli.usp.br/wp-content/uploads/2012/pubs/analise-de-investimento-em-pequenas-centrais-hidreletricas-um-estudo-de-cenarios.pdf

Deixe o seu comentário: