Sobre

>

FAQ

faq

A Hidroenergia faz a obra civil de usinas?

Não, nós desenvolvemos soluções e fabricamos equipamentos para hidrelétricas (PCHs e CGHs). Com uma equipe experiente de engenharia e produção, fabricamos Turbinas Hidráulicas, Geradores Síncronos e Assíncronos, Reguladores de Velocidade e Tensão, além de diversos equipamentos que a hidrelétrica pode precisar, tais como: válvulas e comportas, grades e equipamentos de levantamento.

O que são CGHs?

Centrais Geradoras Hidrelétricas são usinas que possuem potência máxima instalada de até 5MW.

Quais são os modelos de turbinas fabricados pela Hidroenergia?

Fabricamos Turbinas Pelton, Francis, Kaplan, Open Pit e Bulbo.

O que são hidromecânicos?

Os hidromecânicos são os equipamentos que tem como principal função garantir a segurança da sua usina. Protegem os equipamentos, a casa de força e controlam a entrada de água nas turbinas e nas suas estruturas: Comportas, Grades, Conduto Forçado, Máquina Limpa-Grades, Sistemas Auxiliares Mecânicos, etc.

Qual o tamanho mínimo de queda d’água para que eu instale uma Central Geradora Hidrelétrica?

Não há um padrão definido. A instalação de uma CGH depende de um conjunto de fatores como a queda e a disponibilidade hídrica do local. Por isso, primeiramente é preciso realizar um levantamento de campo e estudo hidrológico.

Tenho uma barragem de irrigação, posso gerar energia?

A resposta é sim. Entretanto, um estudo hidrológico e um projeto básico irão garantir se existem todas as condições necessárias para instalação de uma central geradora hidrelétrica.

O que pode ser automatizado em uma usina?

Praticamente tudo é automatizado em uma usina: turbinas, geradores e hidromecânicos.

O que são PCHs?

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) considera como Pequena Central Hidrelétrica (PCH) todo empreendimento de geração de energia com potência entre 5MW e 50MW. A área de reservatório não pode passar de 13km². Apesar do "pequenas" em seu nome, as PCHs são responsáveis por cerca de 3,5% de toda a capacidade instalada do sistema interligado nacional, segundo a Associação Brasileira de PCHs e CGHs (ABRAPCH).

Quais são os tipos de geradores que fabricamos?

Gerador de Eixo Horizontal e Vertical, Síncrono e Assíncrono.

Principais características dos nossos geradores:
Potências de até 25.000 kVA
Tensão de até 13.800 V
Grau de Proteção: IP23 a IP44
Rotação 1.200 a 180 rpm

Para que serve a automação em uma usina hidrelétrica?

A automação oportuniza o controle de todas as operações. Em uma usina hidrelétrica a automação é fundamental para garantir a segurança, baixa manutenção e uma alta capacidade produtiva.

Quanto custa uma usina hidrelétrica?

São vários os fatores que interferem no preço de uma usina hidrelétrica, seja ela PCH ou CGH. Especificidades como altura da queda e vazão da água vão determinar o arranjo e quais os equipamentos que serão necessários. A Hidroenergia, por exemplo, trabalha com diferentes modelos e faixas de potências de turbinas e geradores, cada uma possui um determinado preço. Para isso é preciso uma avaliação profissional. Entre em contato conosco pelo e-mail atendimento@hidroenergia.com.br e tire suas dúvidas.

Quais as exigências ambientais para geração de energia hidrelétrica?

O licenciamento ocorre por meio de um estudo ambiental que considera a Área Diretamente Afetada (ADA), a Área de Influência Direta (AID), Área de Influência Indireta (AII), e Área de Abrangência Regional (AAR). Identificam as perdas de animais e plantas e indicam as medidas compensatórias. Além disso, medem os impactos do empreendimento sobre a água, o solo, o ar, a fim de garantir a longevidade e maximizar a segurança do reservatório. Identificam também a população a ser atingida, prevê as indenizações, formas de remanejamento e implementam o apoio social e econômico a essa população.

Tenho um potencial na minha propriedade. Quais os passos que devo seguir para gerar energia?

1 - Primeiramente você deve identificar um local com um rio que ofereça condições para produção de energia hidrelétrica. A área de alagamento de ambos os lados do rio e da Área de Preservação Permanente (APP) – (30, 50 ou 100 metros do rio, dependendo do estado) devem ser consideradas.

2 - O segundo passo é a análise de enquadramento do recurso hídrico, tanto o inventário hidrelétrico regulado e fiscalizado pela ANEEL quanto ambiental, regulado e fiscalizado pelo órgão ambiental competente.

3 - Em seguida deve-se iniciar o processo de conexão junto a concessionária de energia e o licenciamento ambiental que se divide em três etapas: Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI) e Licença de Operação (LO).

4 – Aprovada a conexão e o licenciamento ambiental é o momento de adquirir nossos equipamentos inicia-se então a etapa das obras civis.

5 – Nesta fase é o momento de contratar uma empresa fabricante de equipamentos para hidrelétricas, que incluem: (1) turbina, (2) gerador e (3) regulador de velocidade.

6 - Por fim, é necessário interligar a sua hidrelétrica ao Sistema Interligado Nacional (SIN) e vender a energia para a concessionária da sua região. O pagamento pode ser em forma de dinheiro ou em créditos para consumir em unidades consumidoras de mesmo CNPJ através da chamada Geração Distribuída.

Leia a matéria completa no nosso blog sobre os passos para a construção de uma usina hidrelétrica.