1 dica para economizar energia na sua empresa que realmente funciona | Hidroenergia Engenharia e Automação

Topo

+55 55 3331-1201

atendimento@hidroenergia.com.br


1 dica para economizar energia na sua empresa que realmente funciona

Postado em: 19 de abril de 2018

Como economizar energia na minha empresa

Um grande desafio para as empresas atualmente é economizar energia, pois este apresenta um dos custos mais altos na sua operação. Pensando nisso, escrevemos este artigo que vai te dar dicas de como economizar energia através da adoção de melhores políticas de consumo.

Em geral, a situação é: ar-condicionados, computadores e lâmpadas ficam ligados o dia todo e isso resulta em um grande consumo energético. Mas esses nem são os maiores inimigos da sua conta de energia.

Se sua empresa trabalha com equipamentos industriais você entende muito bem o que eu estou falando. Todos os meses milhares de reais do seu faturamento são consumidos pela conta de energia. Quem não gostaria de conhecer uma fórmula mágica para reduzir este custo transformando-o assim em mais lucro, ou seja, mais dinheiro nos cofres da empresa?

Duas coisas eu posso te garantir:

  1. fórmulas mágicas não existem. 
  2. Existem sim meios de economizar energia em uma organização.

 

Veja agora como adotar uma política de consumo adaptada para a realidade da sua empresa e comece a economizar energia hoje mesmo!

 

Política de Consumo Inteligente

 

Este método consiste em aliar algumas pequenas mudanças no ambiente à criação de uma política de conscientização dentro da organização que busca, através do apoio de cada um dos seus colaboradores, a redução no consumo de energia.

Se você já aplicou essa política à sua empresa, deixe um comentário no final do artigo e nos conte como foi a experiência e qual foi a economia de energia que obteve com essa ação!

 

Como aplicar essa política na minha empresa?

 

Em primeiro lugar, é necessário compreender os hábitos dos colaboradores da organização, e assim, você conseguirá facilmente identificar as práticas que podem ser alteradas para economizar significativa no consumo de energia. Como assim? Explico:

Exemplo:

Os funcionários começam o expediente às 7:30h. Chegam na empresa, ligam seus computadores, ligam os ar-condicionados de suas salas e começam a trabalhar. Alguns colaboradores não utilizam o computador em tempo integral, pois tem outras atribuições que não são executadas utilizando o computador, mas o equipamento fica ligado o dia todo. Ao sair para o almoço, os funcionários deixam seus computadores e monitores ligados. Algumas vezes até mesmo o ar-condicionado fica ligado. Ao fim do expediente, os colaboradores desligam os computadores, muitas vezes deixam os monitores em modo “stand by” (ligados, aguardando a resposta do computador), os nobreaks e estabilizadores ficam ligados, o ar-condicionado é desligado e então saem da empresa e vão para suas casas.

Neste cenário podemos verificar diversos comportamentos que podem ser revertidos em redução de gastos energéticos. Em primeiro lugar, será que as 7:30h da manhã o clima já está tão quente que é indispensável o uso do ar-condicionado?

Que tal uma conscientização para que utilize-se o ar-condicionado somente depois das 9h da manhã, quando o clima realmente começa a ficar mais quente? Muitas vezes até este horário o clima lá fora está agradável, então porque não abrir a janela e deixar o vento renovar o ar do seu ambiente de trabalho?

Sabemos que quando respiramos consumimos oxigênio e devolvemos ao ambiente gás carbônico. O que muitas pessoas não sabem é que o ar com bastante concentração de gás carbônico diminui a produtividade da sua equipe de trabalho!

Além da redução de custos energéticos, você ainda pode observar um melhor desempenho dos seus colaboradores, menos bocejos e mais trabalho.

Durante o período em que os funcionários não estão operando seu computador, em seus horários de almoço, que tal conscientizá-los a desligar seus computadores?

Monitores, nobreaks e estabilizadores também DEVEM ser desligados nesses períodos, além de que NÃO DEVEM, em situações normais, ficar ligados durante toda a noite e em período em que não há expediente.

O ar-condicionado, claro, não deve ficar ligado durante o intervalo em que não há ninguém trabalhando no escritório. Ele pode ser, inclusive, desligado uma (ou meia) hora antes do fim do expediente, pois provavelmente a sala não irá esquentar tanto assim neste curto período.

Enfim, acredito que através deste exemplo, deu pra compreender que a conscientização do grupo e as boas práticas podem reduzir significativamente a conta de energia da sua empresa.

Veja mais algumas práticas que podem ser adotadas para economizar energia:

  • Mantenha as paredes pintadas com cores claras, pois a luz irá refletir nelas e o ambiente ficará mais iluminado. Assim você não precisa de lâmpadas tão potentes.
  • Lâmpadas: vale a pena investir em lâmpadas de LED, veja a comparação de consumo dos 3 tipos de lâmpadas que existem hoje no mercado:

 

Comparação do consumo energético de lampadas incandescentes, fluorescentes e LED

Comparação de consumo entre diferentes tipos de lâmpadas
Retirado do site ricardoevaz.com (fonte no fim do texto)

 

  • Mantenha os lustres e refletores sempre limpos, assim o ambiente ficará mais claro!
  • Antes de comprar equipamentos eletrônicos para sua empresa, verifique o consumo de energia, alguns possuem uma eficiência energética melhor do que outros, ou seja, economizam energia!
  • Não deixe equipamentos eletrônicos em “stand by”, tire-os da tomada. “Stand by” é quando o aparelho está desligado, mas fica com aquela luzinha vermelha acesa – tire-os da tomada!
  • Não use extensões e benjamins (benjamin é o famoso “T”). Muitos equipamentos ligados em uma mesma tomada desperdiçam energia.

 

Você já pensou em investir em Geração de Energia?


Que tal ao invés de você pagar para a concessionária, você gerar a própria energia que consome?

Através de Geração Distribuída, isso é totalmente possível!

Nós somos especialistas em Geração de Energia Hidrelétrica e já vimos muitos casos de empresas que conseguem gerar a quantidade total de energia que consomem, economizando centenas, em alguns casos milhares de reais todos os meses em energia!

Os investimentos nessa área costumam se pagar em uma média de 4 a 6 anos e a usina e, diferente de outros meios de geração de energia e se prestadas as devidas manutenções, não tem vida útil. Se manterá em funcionamento durante a vida da sua organização que, todos esperam, seja muito longa!

Deixe seu comentário abaixo e diga o que achou desse artigo!

Independente da posição que sua organização deseja adotar, seja investir em geração ou em práticas para economizar na conta de energia, nós da Hidroenergia queremos ser seu parceiro, pois é nisso que acreditamos:

Consciência no consumo e aumento na capacidade produtiva de energia são as chaves para a autonomia energética no Brasil que deixaremos para nossos filhos e netos!

 

Fontes:

https://www.ricardoevaz.com/images_user/artigos/comparacao_5370a293b7fe5.jpg

https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2015/07/16/a-alta-na-conta-de-luz-pesou-no-bolso-veja-dicas-para-economizar-energia.htm

 

Deixe o seu comentário: