
A excelência técnica é o que move o setor de energia, e são as pessoas que sustentam essa evolução. A partir desse princípio, a Hidroenergia implantou o Programa de Desenvolvimento de Liderança e Treinamento (PDLT), em agosto de 2025. O objetivo é definir e capacitar o papel do líder na organização. Após reestruturação, o programa conta com a parceria da consultora Claudia Scherer. O treinamento foca em comunicação clara, empatia e resolução de conflitos, desenvolvendo coordenadores e encarregados.
O programa aborda tópicos como comunicação clara, empatia, motivação e resolução de conflitos, buscando desenvolver coordenadores e encarregados com rotinas operacionais intensas, para criar um ambiente mais colaborativo e de entregas mais eficazes.
“O principal objetivo do Programa de Desenvolvimento de Lideranças Técnicas da Hidroenergia é fazer com que esse trabalhador em cargo de liderança entenda o papel de um líder; como ele atua, quais são as atribuições e características, o perfil que ele deve ter ou precisa desenvolver.” explica Cláudia.
A jornada de desenvolvimento é intensa: são 11 encontros, que totalizam 22h, onde os profissionais são preparados para os desafios reais da gestão. O programa trabalha desde a base do autoconhecimento e postura profissional até ferramentas práticas de organização de tarefas e delegação eficaz. Além disso, foca intensamente na ‘liderança humana’, desenvolvendo a escuta ativa, a empatia e a capacidade de oferecer feedbacks efetivos, garantindo que nossas lideranças saibam motivar suas equipes e gerir conflitos com assertividade no dia a dia.
Na prática: A percepção de quem vivencia o PDLT
Ariel Oliveira, líder do setor de Qualidade, conta que a participação no treinamento está contribuindo para seu crescimento pessoal. “Hoje consigo me comunicar com muito mais clareza, segurança e empatia; seja para dar feedbacks ou apresentar soluções complexas para diferentes colaboradores”. Além disso, Ariel também afirma que “o programa ajudou a enxergar que ser um líder técnico vai muito além do domínio de ferramentas e processos. É sobre saber ouvir, construir confiança e traduzir ideias de maneira acessível. Essa experiência está ajudando a me deixar mais preparado para gerar impacto positivo e contribuir para um ambiente de trabalho colaborativo e transparente”.
“O programa tem nos auxiliado a compreender de maneira mais clara o que significa liderança , que ser líder é muito mais do que simplesmente dar ordens, é inspirar, motivar, influenciar a equipe, promovendo um ambiente de colaboração, confiança e crescimento mútuo“, afirma Jéssica de Vargas, líder do Almoxarifado Central. “Nós também aprendemos sobre a importância do autoconhecimento. É fundamental que conheçamos a nós mesmos, entendendo nossas forças e fraquezas para liderar de forma autêntica. Identificando as áreas que necessitam de melhoria, percebemos que é essencial gerenciar nossas emoções e compreender as emoções dos outros”.
Por que a Hidroenergia investe neste treinamento
Mais do que uma capacitação, o PDLT é uma jornada alinhada à cultura da Hidroenergia, refletindo os valores institucionais, em especial “Senso de Pertencimento” e “Trabalho em Equipe”. De acordo com a Coordenadora de Estratégia e Pessoas, Nadiesca Manica, essa é uma forma concreta de conectar o desenvolvimento individual ao crescimento coletivo da organização.
“Ao focar no desenvolvimento de competências em liderança, buscamos formar profissionais capazes de atuar de forma inovadora, assertiva e humanizada.” explica a coordenadora. “Essa formação fortalece o olhar sistêmico, atento e colaborativo necessário para conduzir equipes, tomar decisões com responsabilidade e impulsionar a transformação dentro da organização”
0 comentários