Em construção desde 2019, a CGH (Central Geradora Hidrelétrica) Camanducaia, está localizada em Camanducaia, município do extremo sul mineiro com cerca de 22 mil habitantes. Com o início da operação, a usina irá gerar energia suficiente para abastecer cerca de 10 mil residências. 

A usina contará com fornecimento TurnKey, turbinas, geradores, reguladores de velocidade e tensão, automação, subestação e todos os equipamentos hidromecânicos fornecidos pela Hidroenergia, indústria gaúcha especializada em soluções para empreendimentos hidrelétricos, localizada em Ijuí, noroeste do Rio Grande do Sul. 

As CGHs são pequenas usinas hidrelétricas com até 5 MW de potência. Por serem hidrelétricas menores, os impactos ambientais destas usinas também são bem inferiores quando se compara às grandes hidrelétricas que necessitam de reservatório em grandes áreas inundadas. 

Além disso, outra característica que enriquece as qualidades de sustentabilidade deste tipo de empreendimento é que, por suas características construtivas em rios com pouca vazão, com geração de energia de forma descentralizada, as regiões são beneficiadas com programas ambientais desenvolvidos pelas empresas, como reflorestamento das bordas dos reservatórios, monitoramento contínuo da qualidade de água, da fauna e da flora. 

O empreendimento pertence a Focus Energia, uma das principais comercializadoras de energia independentes do Brasil, focada na operação, implantação e desenvolvimento de projetos renováveis aliados à conscientização ambiental e responsabilidade social. 

Além de Camanducaia, ainda neste ano, está previsto o início da operação da CGH Cachoeira do Espirito Santo. Usina localizada em São Francisco do Gloria/MG, que também irá contar com as soluções da Hidroenergia.